Blog do Bira estreia transmissões ao vivo com debate sobre a economia de Ijuí

  • by

Toda semana, às quintas-feiras, a partir das 19h30; o Blog do Bira realizará uma transmissão ao vivo nas suas redes sociais, para debater temas importantes da cidade. A “live” estreou nesta quinta-feira (20) e colocou em pauta o desenvolvimento econômico de Ijuí. Para abordar o tema, o convidado foi o administrador, professor universitário com longa caminhada na área econômica e do cooperativismo Alceu van der Sand. 

A provocação inicial feita por Bira foi sobre o posicionamento de Ijuí enquanto polo regional, a partir do que girou todo o debate. “Todo mundo fala que Ijuí é polo (…)  e uma coisa que me incomoda nessa discussão de polo é a falta de iniciativa local para que Ijuí, efetivamente, se comporte como cidade polo, do ponto de vista de desenvolvimento da região”, questionou o ex-vice-prefeito. 

De acordo com Alceu, o Município tem, realmente, característica de um polo regional. Citando o censo IBGE 2017, o convidado destacou diversos dados como o fato de que a cidade tem o 21º PIB (Produto Interno Bruto) do Rio Grande do Sul, onde o setor de serviços é responsável por 70%, a indústria soma cerca de 14 e o setor agropecuário com algo em torno de 5%. 

“Ijuí é uma cidade polo, tecnicamente. Estamos dentro do quadro que tem Passo Fundo, Santa Maria, Caxias do Sul, Porto Alegre, Pelotas e Rio GRande: centros em que as pessoas se abastecem do ponto de vista de comércio, saúde, educação”, destacou Alceu, fazendo o contraponto sobre essa  condição: 

“Se somos polo, a gente realmente não se enxerga como polo, principalmente quando a gente fala de infraestrutura. Ijuí está virando polo mas não pensa como tal. E uma das questões fundamentais é a infraestrutura”. 

A partir da infraestrutura, diversos temas foram apontados por van der Sand como merecedores de atenção na cidade. A necessidade de duplicar a BR 386, a valorização do setor de transportes tendo em vista a localização do município, um plano diretor que prepare a cidade para ter 100 mil habitantes dentro de 10 ou 15 anos, a atenção à produção de biodiesel e incentivo a toda a cadeia produtiva a partir disso, organização e fortalecimento dos MEIs nas diversas regiões da cidade, a reconfiguração da agricultura familiar, dentre outros. 

A transmissão pode ser conferida na íntegra aqui no Blog do Bira ou no Canal do Bira no YouTube.

Sobre o  convidado

Alceu van der Sand é graduado em Administração de Empresas pela Unijuí e Mestre em Integração da América Latina pela USP. Atuou como professor da Unijuí, com ênfase na área de Economia. Tem experiência em planejamento estratégico de empresas e em gestão no campo das energias renováveis. Coordenou programas de apoio às pequena e micro empresas, presidiu concessionária de energia elétrica e atuou no campo do cooperativismo. Também tem experiência em planejamento territorial, coordenando planos de desenvolvimento e diagnósticos sociais em distintos pontos do Brasil.

fonte: https://bira.blog.br/2020/02/21/blog-do-bira-estreia-transmissoes-ao-vivo-com-debate-sobre-a-economia-de-ijui/