Aonde vamos depois da pandemia?

  • by

Terra das Culturas Diversificadas possui inúmeras capacidades dentre as quais a de se reinventar em meio a adversidades, especialmente por seu espírito comunitário. É com esse espírito que precisamos enfrentar esse grave momento que vivemos, a crise provocada pela pandemia de Coronavírus. 

Fatalmente, enfrentaremos, logo ali na frente, um cenário difícil e desafiador, com consequências ainda desconhecidas. No entanto, uma coisa é certa:  ou aproveitamos o espírito comunitário e a capacidade democrática de diálogo existente no âmago de nossa formação para construir pontes que nos ajudem a superar o que vem pela frente, ou, sairemos derrotados enquanto sociedade e entraremos em um mar de imprevisões. 

Digo isso porque “daqui uns dias” teremos eleições para prefeito e vereadores. Nesse cenário, é necessário ter a capacidade de pensar um projeto coletivo que esteja acima dos interesses individuais ou meramente partidários. Algo diferente na base de sua construção, sem excluir a vida partidária existente mas capaz de dialogar de forma consistente e verdadeira com os diferentes atores sociais. É preciso ouvir todos que estão preocupados com nosso futuro, vocacionados para enfrentar o momento de dificuldade vindouro e identificar de forma clara nossos gargalos atuais. 

Precisamos de um movimento alternativo que mobilize os defensores da democracia para construir um processo de desenvolvimento local e regional consistente e que prepare Ijuí para enfrentar a crise pós-pandemia. Precisamos de um caminho que nos projete para um novo futuro – um movimento liderado por pessoas, partidos, entidades e que tenha à frente alguém com sensibilidade democrática e disposição para o diálogo.

Este é o momento de pensar o desenvolvimento local e regional, com inclusão e que articule os diferentes setores; que se desafie às questões socioambientais presentes; que radicalize a democracia; que trabalhe com a cultura da paz e de união. Na sequência, cristalizar tudo isso em um plano de governo a ser perseguido com base na verdade de propósitos.

Então, o que vamos fazer pós-pandemia? Vamos unir nossa sociedade e agir.

fonte: https://bira.blog.br/2020/06/22/aonde-vamos-depois-da-pandemia/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *